Tabagismo (Parar de Fumar)


Médico para Parar de Fumar em Campinas

O Dr. Marcelo Schweller é especialista em tratamento e acompanhamento para cessação do tabagismo (parar de fumar) em Campinas, e tem como objetivo te ajudar a parar de fumar de uma forma mais leve e definitiva.

AGENDAR CONSULTA
Médico para Parar de Fumar em Campinas

O desafio de parar de fumar

Há 15 anos ajudo pessoas no desafio de parar de fumar. Sempre gostei de fazer isso, mas confesso que eu não gostava dos resultados. 


Sempre encarei com muita esperança cada nova técnica para ajudar a parar de fumar e cada medicamento que surgiu, mas eu continuava insatisfeito, porque eu via as pessoas sofrendo muito, e poucas conseguiam parar. E o pior... das que conseguiam, muitas voltavam a fumar depois de um tempo.

Cheguei a aceitar que era assim mesmo

Pensei que eu continuaria fazendo esse trabalho por ser minha obrigação, mas não era mais algo que eu gostava tanto de fazer. Eu não conseguia mais encarar esse desafio com garra e alegria.


Mas a cada pessoa que me contava sua história com o cigarro, eu me emocionava e percebia que eu não podia desistir de oferecer essa ajuda. Por isso, passei a estudar ainda mais e a conversar bastante com essas pessoas, para entender mais profundamente como funciona a dependência à nicotina.


Passei a anotar também as características daquelas pessoas que tinham conseguido parar de fumar definitivamente, e que não sofriam mais pensando no cigarro. Comecei a entender o que aquelas pessoas tinham em comum e o que elas tinham feito para dar certo.


A verdade é que hoje acredito que, apesar de nunca ter fumado, entendo bem o que se passa na mente de quem fuma. A prisão que é depender de cigarros para conseguir chegar ao final do dia, para conseguir seguir em frente.

Vejo o sofrimento que isso causa

O incômodo de estar cheirando a cigarros, a preocupação com a saúde, a sensação de que não é capaz, o medo de influenciar um filho a fumar também. A culpa! E esses sentimentos ruins te fazem se sentir mal, e isso quase sempre leva a mais um cigarro.


Talvez você sinta que consegue melhorar e controlar várias áreas da sua vida, mas fumar é algo que você simplesmente sente que está fora do seu controle. É mais forte que você. Por muito tempo você disse a si mesmo que pararia quando quisesse, mas hoje sabe que fumar saiu do seu controle, e que você precisa de ajuda.

Não há problema em precisar de ajuda

Hoje sabemos, na medicina e na pneumologia, que parar de fumar sem ajuda é muito difícil mesmo, e que a chance de isso dar certo é pequena. E quando falo ajuda, não quero dizer apenas uma medicação, porque isso é apenas uma parte da solução. 


A melhor ajuda para você parar de fumar pode incluir medicações, mas precisa incluir o apoio e o acompanhamento de um profissional que conheça esse problema e esteja disposto a te auxiliar na mudança de mentalidade necessária para que você consiga parar de fumar de uma vez por todas. 


Os estudos mostram que quanto mais aprofundado e frequente for esse tratamento, maior a chance de parar de fumar. Um profissional experiente vai ouvir sua história e tentar te entender de verdade. Sem julgamentos. Depois vai montar com você um plano. 

Um plano para quebrar a armadura da dependência


Daqui a pouco eu vou te explicar isso com mais detalhes, porque se você entende isso, aumentam suas chances de parar de fumar, possivelmente com menos sofrimento do que você imagina.


Não vou fazer aqui uma lista com todos os riscos do cigarro. Tenho certeza de que você já conhece e provavelmente já ouviu essa lista de riscos muitas vezes. Sei também que aquelas fotos de doença e tragédia atrás dos maços de cigarro não são suficientes para te fazer parar de fumar. Pelo contrário, talvez até te façam fumar mais. 


Acho até que você já tentou parar de fumar uma ou mais vezes, e mesmo assim talvez ainda não tenha certeza de que quer parar. Em alguns momentos sabe que quer, mas depois duvida disso, e pensa que gostaria de continuar fumando.


Pode ser até que às vezes você diga a si mesmo que gosta de fumar. Mas deixa eu te perguntar: 

Se você pudesse voltar no tempo, lá atrás, e tivesse a chance de decidir fumar ou não aquele primeiro cigarro, o que você faria? 

Você gostaria de poder aumentar seu tempo de vida e diminuir o risco de doenças como infarto, derrame, enfisema e de vários tipos de câncer como o câncer de pulmão? 


Gostaria de não ter mais cheiro de cigarro na roupa e no corpo, e de não precisar mais ficar o tempo todo pensando se tem cigarros suficientes com você? Seria bom poder viajar, ou ir para qualquer lugar sem se preocupar onde e como você vai fumar? Você gostaria de se tornar um exemplo de superação para seus filhos, sua família e seus amigos, e não ser mais um exemplo de que não consegue parar? 


Talvez você tenha se identificado com uma ou com todas essas frases. Não é o momento de você desistir desses sonhos, porque existe uma forma certa de parar de fumar. Claro que ninguém pode te garantir com certeza que você vai parar, mas... 

Existe uma forma certa de parar de fumar, e não é hora de você desistir disso

Como eu disse antes, para conseguir parar de fumar você vai precisar quebrar a armadura da dependência. Mas o que é isso? 


Essa é a forma como eu entendo essa doença que é a dependência à nicotina. É a forma como eu gosto de explicar, porque percebi que isso ajudou muitos dos meus pacientes a entender como funciona e a vencer o desafio. 


Você se lembra daqueles filmes que mostravam cavaleiros lutando com aquelas armaduras de ferro, pesadas, que quase não deixavam eles enxergarem e se movimentarem? Então, a dependência à nicotina vai formando ao seu redor uma armadura que não te deixa enxergar direito e impede que você se movimente. 


O problema é que para aqueles cavaleiros a armadura protegia. No caso do cigarro, a armadura não está lá para te proteger, mas proteger a própria dependência, o hábito, o vício, a doença. 

CLIQUE AQUI SE QUISER TENTAR PARAR DE FUMAR DA FORMA CERTA

A armadura está lá para te manter fumando

Vamos ver como ela se forma: geralmente, você começa a fumar sem saber bem o motivo. Talvez porque seus pais fumavam, ou sua turma de amigos começou a fazer isso quando se encontravam. Talvez você achasse que fumar era bonito, elegante, ou até um jeito de mostrar sua rebeldia.


O problema é que a nicotina do cigarro é uma droga com grande potencial de te deixar dependente dela. Depois de cada tragada, ela chega rapidamente no seu cérebro e começa a fazer parte do funcionamento do seu corpo.

Você se torna dependente sem perceber

Quando vê, já está dominado pela dependência. A armadura já está em volta de você, dificultando que você se mexa para fugir dela. Você está preso. E a nicotina atuando no seu cérebro é a primeira camada da armadura: a dependência química. 


A nicotina faz seu cérebro se acostumar com a presença dela, e rapidamente ensina seu cérebro a precisar dela. Depois de cerca de uma hora sem fumar, aparecem sintomas desconfortáveis, os sintomas de abstinência à nicotina, que dão uma sensação de vazio e te fazem fumar de novo. 


Sem o cigarro, você tem sintomas de abstinência que te fazem fumar outro cigarro. Veja como a coisa funciona. Você fuma e isso vai te fazer fumar de novo. No começo, essa camada é fina, é leve, e você nem percebe. Com o tempo, ela vai ficando mais forte, mais pesada. 

Mas a dependência química é só uma parte do problema

Quem fuma dá cerca de 10 tragadas por cigarro. Cada tragada é um pouco de nicotina que vai rápido para o seu cérebro. A maioria dos fumantes fuma 1 maço de cigarros ao dia, ou seja, 20 cigarros. São 200 tragadas por dia. 6 mil tragadas por mês, mais de 70 mil tragadas por ano.

Depois de 14 anos, já foram mais de 1 milhão de tragadas

Fumar acaba sendo a coisa que a pessoa mais faz na vida. E tudo que fazemos tanto assim, vai se tornando algo que passamos a fazer sem nem perceber, se torna um hábito. E um hábito que te traz problemas é um vício. 


Tudo passa a ser um gatilho para fumar. Tomar um café, comer, entrar no carro, falar ao telefone, sair do trabalho, estar sem fazer nada. Tudo te leva a fumar e você não está mais no controle. Tudo acontece sem a sua decisão, sem a sua participação. Só acontece. Você fuma. 


Essa é a camada da dependência comportamental, que significa que o cigarro passou a estar grudado em quase tudo que você faz. Um café, um cigarro. Um intervalo, um cigarro. E assim por diante. O cigarro passa a fazer parte de cada pequena parte da vida, sem você perceber. E tudo que é tão presente em nossa vida vira um ritual, um hábito automático. 


Perceba que uma medicação pode te ajudar muito a evitar os sintomas de abstinência, então te ajuda na camada da dependência química. Mas ela não vai te ajudar na camada dos comportamentos. Por isso, só o remédio não costuma ser suficiente.

Mesmo com o remédio, sem mudar a mentalidade você continua querendo fumar


E não para por aí. Além de associar o cigarro a vários momentos do seu dia, você também passa a fazer isso com as emoções e os sentimentos. Passa a querer o cigarro nos bons momentos, para completar a alegria de uma conquista ou comemoração. E precisa do cigarro nos momentos de estresse e sofrimento, como se fumar fosse a única coisa que pudesse te aliviar. 



Essa é a camada da dependência psicológica, que costuma ser muito forte. O cigarro entrou tanto na sua vida, te acompanhou em tantas situações, momentos bons e ruins, que você passa a acreditar que ele é realmente fundamental para a sua sobrevivência. Você acredita que sem ele simplesmente não consegue fazer nada. 

É tão cruel, que você pode até pensar que sem o cigarro você não é mais você

O cigarro passa a fazer parte da sua personalidade, da sua identidade! Você realmente passa a se enxergar como um fumante, mas não só porque coloca cigarros na boca e acende. É como se o cigarro passasse a ser mais uma parte do seu corpo. Por isso você se incomoda de não ter nada nas mãos, entre os dedos. Você se incomoda de não ter nada na boca, entre os lábios. 


E você acredita que passar um dia sem cigarro é impossível. É por isso que você sai às onze da noite para comprar um maço quando percebe que não tem cigarros suficientes. Como você vai dormir sem um pedaço de você?

Você foi enganado a acreditar nisso, mas agora acredita, e não consegue pensar diferente

Você entende os riscos do cigarro e até quer parar de fumar em alguns momentos. Mas só de ter a ideia de parar já começam a surgir um monte de pensamentos na sua cabeça, te dizendo que o cigarro é importante para você, e que parar seria sofrido demais e você não iria conseguir. 


Esses pensamentos não são seus! É a dependência falando na sua cabeça. Ela quer que você adie a decisão de parar de fumar. Ela te fala para esperar um momento melhor, porque agora seria muito difícil, mas esse momento nunca chega. 

Não existe momento ideal, esse momento nunca chega

Aí, quando você decide fazer uma tentativa de parar de fumar, já vai com a ideia de que será um sofrimento absurdo, um pavor. Vai pensando que não vai conseguir, com a sensação de derrota, de que não é capaz. E mesmo que faça algo de uma forma correta, acaba não dando certo, porque você não quebrou todas as camadas da dependência. 


Aí que surge a quarta e última camada: é o que eu chamo de camada dos fracassos. Você entra nas tentativas de parar de fumar já achando que vai dar errado, não lida com todas as camadas da dependência, e no final você volta a fumar. 


Aí, imediatamente você pensa que realmente não é capaz, que agora isso está confirmado e é melhor aceitar. Cada tentativa malsucedida reforça a pessoa a ideia de que é impossível, e isso atrasa a próxima tentativa, que será ainda mais difícil que a anterior. 


Agora, só de pensar em parar de fumar já surgem ideias como “não consigo”, “é difícil demais”, “não tem como dar certo”, “o cigarro é meu companheiro”. Tudo vai mostrando que você realmente não pode e não vai parar de fumar. E se mesmo assim você tentar, já vai para a tentativa com uma sensação de tristeza, de pessimismo. 


Dessa forma, realmente o sofrimento de ficar sem o cigarro é absurdo, é gigantesco. Você vai para a tentativa de parar acreditando que será a pior coisa que já fez na vida e que é incapaz de ter sucesso, e isso acaba realmente acontecendo, porque ninguém tem sucesso pensando dessa forma. 


E quando dá errado é apenas “a confirmação do que você já sabia”. Assim, você vai se conformando de que seu destino é mesmo fumar, e que o melhor é aceitar e ficar com o cigarro mesmo com tudo que ele já causou e ainda pode causar de ruim na sua vida e de quem está perto de você. 


Veja como a armadura da dependência “cobre até seus olhos”, e afeta sua capacidade de enxergar que pode parar de fumar. Você fica sem ter clareza do que realmente quer. Você acredita que quer algo que sabe que te faz mal. 


Você não pode ir para a tentativa de parar de fumar com a ideia de que está abrindo mão de algo que adora, que é importante para você. É preciso trocar esse tipo de pensamento parar conseguir parar de fumar. Essas ideias te mantêm fumando, ou te mantêm sofrendo se você consegue ficar um tempo sem cigarros. 

Primeiro você para de fumar na sua mente, depois você para de fumar

Todas essas camadas são muito poderosas, e acabam dominando sua vida. Mas você pode estar se perguntando como eu descobri que a armadura da dependência é a raiz do problema. 


Primeiro, estudando em livros e artigos científicos, aprendi que esse é um tema complexo, cheio de detalhes, e mecanismos diferentes. Que não é uma coisa só. O conhecimento médico já sabe que os 3 pilares da dependência são o químico, o comportamental e o psicológico. 


Depois, grande parte do que aprendi foi conversando com centenas de fumantes ao longo dos últimos 15 anos como médico pneumologista. 


Fui sabendo mais com cada pessoa com quem conversei, tentei entender o que acontecia com cada uma delas, ao ponto de quase sentir suas dificuldades e sofrimentos. E foi assim que eu descobri que ia se formando uma armadura ao redor da pessoa, para proteger a dependência. Para mantê-la fumando. 


E vi que mesmo quando a pessoa conseguia, sozinha ou com ajuda, furar ou romper uma dessas camadas, ela ainda estava muito longe de parar de fumar, porque as outras camadas da armadura continuavam lá. E a cada vez que tentava parar e não conseguia, até a camada que tinha sido destruída se formava de novo... 


E o pior... descobri que havia a quarta camada, a camada dos fracassos, que surgia e se fortalecia a cada insucesso. Afinal, a pessoa não quer se sentir de novo daquele jeito horroroso como se sentiu quando fracassou da última vez. E acha que a solução é não tentar mais parar de fumar. 


Os métodos para parar de fumar não costumam dar certo porque não atacam todas as camadas de proteção dessa armadura, e acabam gerando tentativas malsucedidas que formam uma camada a mais... 


O resultado disso? 


Você não para de fumar e fica cada vez mais convencido de que vai continuar fumando para sempre. De que esse é o seu destino, e é melhor você aceitar... 

Não aceite isso. Fumar não é o seu destino

Estou 100% focado e motivado para te ajudar em sua próxima tentativa para parar de fumar. Quero fazer parte dessa transformação em sua vida. Se hoje você não acredita que é capaz, eu acredito em você até que você possa acreditar em si mesmo. 

CLIQUE AQUI E AGENDE SUA PRIMEIRA CONSULTA

Pneumologista especialista em Cessação do Tabagismo em Campinas

O Dr. Marcelo Schweller é pneumologista e tem experiência de mais de 15 anos no tratamento da dependência à nicotina, tendo ajudado muitas pessoas a parar de fumar de forma definitiva.

AGENDAR CONSULTA
Share by: