Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)


Médico para tratar Enfisema e Bronquite em Campinas

O Dr. Marcelo Schweller é especialista em diagnóstico e tratamento da DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) em Campinas. Pode ser que você conheça essa doença pelos nomes Enfisema Pulmonar ou Bronquite Crônica, e o Dr. Marcelo está preparado para lhe ajudar a encontrar o melhor tratamento.

AGENDAR CONSULTA
tratar Enfisema e Bronquite em Campinas

Afinal, o que é DPOC?

As letras significam Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, mas talvez você não conheça essa doença por esse nome. É o nome correto, mas a maioria das pessoas ainda chama de bronquite ou enfisema pulmonar.


Tanto a bronquite como o enfisema estão dentro da DPOC, e acontecem principalmente por causa do uso repetido de cigarros e outros tipos de fumo.

Existem outras causas de DPOC além do cigarro?

Sim. Apesar da causa mais comum ser o tabagismo, temos vários casos que surgem pela exposição a fumaça de forno à lenha. Existem também outras causas menos comuns, como algumas doenças genéticas.

Como posso descobrir se tenho DPOC?

O primeiro passo é saber se você tem risco de desenvolver essa doença. Para isso, avaliamos os fatores de risco. Como já expliquei antes, o principal é o cigarro.


Assim, se você tem mais de 40 anos e já fumou, em média, um maço de cigarros por dia por 20 anos ou mais, você está em risco de já ter essa doença. Se a quantidade de cigarros que fuma por dia é maior, pode ter a doença em menos tempo.


A segunda coisa é você perceber se tem algum sintoma de DPOC. Os principais são:

Falta de ar ou cansaço aos esforços

Tosse, com ou sem expectoração

Chiado no peito


Ter esses sintomas não significa que você tem a doença, mas certamente ter os sintomas indica que você deve procurar atendimento de um médico pneumologista para uma avaliação cuidadosa.

CLIQUE AQUI PARA AGENDAR UMA CONSULTA PARA AVALIAÇÃO PULMONAR

Quais exames precisam ser feitos?

Na consulta, o médico pneumologista decide caso a caso quais exames precisam ser feitos. Na maioria das vezes, pedimos um exame de imagem (raio X ou tomografia de tórax) e uma espirometria, ou prova de função pulmonar.


O exame de espirometria costuma ser feito no consultório do próprio pneumologista. É um exame em que você faz um sopro bem forte e prolongado, e isso vai mostrar como seus pulmões estão funcionando. 


Em alguns casos são necessários exames diferentes desses, por isso é fundamental que você passe por atendimento especializado.

Essa doença, a DPOC, é grave?

Talvez, ao pensar em enfisema, você já imagine uma pessoa com muita falta de ar, que mal consegue se movimentar, e que já usa oxigênio através daquele caninho pelo nariz.


Como muitas doenças, a DPOC pode ser grave, e algumas pessoas chegam a situações de doença como essa que você imaginou. Mas nem sempre é assim. Isso depende muito de cada paciente, e principalmente do tempo e da quantidade de cigarros já fumados.


Além disso, um dos pontos mais importantes é se você continua ou não fumando. Muitas vezes é isso que vai definir se a doença vai piorar rapidamente ou não. 


Nem sempre a doença é grave, principalmente quando conseguimos descobri-la precocemente e parar a exposição a aquilo que está causando, como o cigarro. 


Para descobrir cedo, é bom descobrir a DPOC antes mesmo dos sintomas aparecerem. Assim, se você fuma já é o momento de uma avaliação com um pneumologista para fazer os exames necessários e considerar uma tentativa de parar de fumar.


Mas mesmo que já tenha sintomas ou esteja numa fase mais avançada da doença, há muito a ser feito no tratamento.

CLIQUE AQUI PARA AGENDAR UMA CONSULTA PARA AVALIAÇÃO PULMONAR

Como é o tratamento da DPOC?

Existem várias partes do tratamento. A primeira e mais importante é parar de fumar. Isso realmente faz a diferença, porque ajuda a parar a piora da doença, ou pelo menos lentificar essa piora.


Não importa se você é mais velho ou mais novo, fuma muito ou fuma pouco. Parar de fumar sempre é benéfico para quem tem DPOC.


Além disso, é fundamental evitar infecções, e estar vacinado contra gripe, pneumonia e COVID é parte importante do tratamento.


Temos também uma série de medicamentos que ajudam principalmente na redução dos sintomas, como a falta de ar. Esses medicamentos são geralmente usados por via inalatória, para fazerem efeito diretamente no pulmão.


A escolha do remédio correto depende de vários fatores, então é só em uma consulta com o seu pneumologista que você poderá receber a orientação mais correta.


Em alguns casos, indicamos a fisioterapia de reabilitação pulmonar e o uso de oxigênio.

CLIQUE AQUI E AGENDE SUA CONSULTA COM O DR. MARCELO SCHWELLER

Pneumologista especialista em DPOC em Campinas

O Dr. Marcelo Schweller é um médico pneumologista especialista em DPOC em Campinas. Por meio de uma consulta detalhada, seguida de exames importantes, o Dr. Marcelo irá indicar a você o melhor tratamento, focado em reduzir seus sintomas e restabelecer sua saúde.

AGENDAR CONSULTA
Share by: